terça-feira, 14 de outubro de 2008

Aquilatar

Tenho um colega de trabalho que no alto dos seus 83 anos de idade (com uma lucidez e uma memória melhor que a minha, apesar de eu ter idade para ser neto dele), frequentemente lança-me desafios para testar minha cultura geral. Bom, para dizer a verdade costumo retaliar lançando-lhe outro desafio que o faz pensar também.
O que é certo é que muitas das vezes vejo-me na situação de não saber responder prontamente à pergunta que ele lança. Aí, finjo-me distraído e como quem não quer a coisa, minimizo o trabalho que estou a fazer no pc, e entro desesperadamente no Google à procura da resposta sem que ele dê por isso. Claro que no Google tem quase todo o tipo de informação e então fica fácil de fazer figura de intelectual e responder correctamente à questão. Fiz isso duas ou três vezes e acabei sempre por revelar que não foi por sabedoria minha que cheguei lá, mas que fui a uma fonte que está na internet. Esse meu caro colega e amigo não aderiu a estas novas ferramentas, não mexe em computadores e os computadores também não mexem com ele.
Há umas semanas atrás ele chegou com esta:

- Sabe-me dizer o que significa a palavra “aquilatar”?

Hmmm… fiquei pensativo… pensei… pensei… tentei “dissecar” a palavra e finalmente cheguei à conclusão que não sabia. É surpreendente o tempo que por vezes demoramos a perceber que não sabemos!
Pus mãos à obra e fui procurar o significado. Esses desafios têm a virtude de nos fazer procurar activamente o significado das palavras. De facto desconhecia o que queria dizer “aquilatar” mas depressa descobri na internet o sentido dela.

Segundo o Wikdicionário, “aquilatar” significa “avaliar” ou “apreciar”. O dicionário online da Texto Editora vai mais longe: “determinar o quilate ou o número de quilates de ouro ou prata”; “apreciar”; “julgar”; “avaliar”.
Depois de sabermos o significado, torna-se evidente a semelhança entre “aquilatar” e “quilate”.
Claro que depois desta “afronta” logo procurei um desafio para lançar ao meu interlocutor, que recorre aos seus dicionários e enciclopédias de papel (alguns com muitas décadas). Diferentes gerações… diferentes formas de procurar informação.

1 comentário:

Nacir Sales disse...

Tranquilo!
quando estiver tranquilo viste-nos no http://www.adequacao.com.br/blog