sábado, 8 de novembro de 2008

Clickjacking - Uma nova ameaça na Internet

Cada vez mais a internet vai revelando perigos expondo as vulnerabilidades em termos de segurança dos programas informáticos. A nova ameaça chama-se clickjacking. Através desta técnica os hackers conseguem, entre outras coisas, controlar a webcam e o microfone das vítimas, isso através de uma falha do “Flash Player” da “Adobe”. Podemos estar a clicar num link que nos parece totalmente insuspeito e sermos apanhados pelos piratas informáticos. Quase todos os browsers actualmente estão vulneráveis a este perigo e ainda não se encontrou forma de corrigir o problema. Os antivírus também não estão preparados para evitar tais ataques.

Esperemos que isso seja corrigido o mais rapidamente possível, pois parece-me que todos nós, usuários da internet, estamos expostos a esse perigo, apesar de a Adobe já ter feito um relatório sobre como evitar que o "Flash Player" esteja ligado aos controladores da webcam e do microfone. Bom, pode ser um começo na solução desta ameaça, mas apenas um começo… até lá todo o cuidado é pouco!


1 comentário:

Unknown disse...

Por essas e outras que devemos além de antivírus, antispy e firewall atualizados, termos também um cuidado mais que redobrado em tudo o que clicamos.

Abraços