sábado, 6 de dezembro de 2008

Vai uma partida de xadrez?

Sou fascinado por xadrez. Infelizmente jogo poucas vezes e não sou um profundo conhecedor deste jogo, pois não "gasto" muito tempo com ele. Mas considero que é um jogo verdadeiramente desafiador em que duas pessoas se defrontam tentando engendrar a melhor estratégia para vencer seu adversário. Independentemente de se ganhar ou perder uma partida de xadrez, sem dúvida que este exercício de raciocínio e de estratégia traz benefícios para as nossas capacidades intelectuais.

Na web existem muitos sites sobre o assunto. Em alguns deles até podemos jogar online com outros xadrezistas, como é o caso do site http://www.queenalice.com. Existe um site sobre xadrez que eu gosto particularmente, é o http://www.chessgames.com que é uma base de dados com milhares de jogos realizados desde o longínquo ano de 1475 até a actualidade.
Dado que desde há muito que se vêm registando as partidas de xadrez, podemos observar como se jogava há vários séculos atrás. É o caso do jogo mais antigo que existe nesta base de dados, jogado em Valência (Espanha) em 1475. Este jogo opôs um tal de Francesco di Castellvi a Narciso Vinyoles, sendo que o primeiro viria a vencer a partida.
Podemos observar partidas de grandes jogadores como Paul Morphy, Capablanca, Alekhine, Karpov, Kasparov, entre muitos outros.

Sem comentários: